Maternal II
Nesta turma encontram-se crianças participativas, felizes e com grande vontade para novas descobertas. Amam atividades com tinta e seus materiais estão sempre organizados em suas caixas, cada criança é responsável pela sua e eles têm todo cuidado necessário com seus pertences. Gostam também de jogos, principalmente jogo da memória.
O Maternal II segue uma rotina diária, o que dá total suporte para execução das tarefas. Inicia-se sempre com uma Roda de Conversa onde ocorre a contagem dos amigos e verifica-se o tempo, a mesma sempre termina com uma Canção, pois através da música a criança é capaz de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos.
Após a Roda de Conversa e da Canção inicia-se a atividade pedagógica voltada para pintura, recorte e colagem. Seguindo a rotina as crianças vão para o lanche, juntamente com a professora cantarolam para tornar o ambiente alegre e encantador.
Terminando, as crianças encaminham-se para o recreio, naquele momento é utilizado o brincar livre, sendo essencial para a saúde física e mental das crianças. Dando seqüência encaminham-se para sala para que ocorra o termino da atividade pedagógica. Finalizando ocorre a Roda de História, sendo sempre inovador, às vezes com fantoches outrora com fálico de personagens... Luzes apagadas embaixo da escada... o importante é que as crianças estejam envolvidas. Segue-se com uma deliciosa janta e após a higienização. As crianças aguardam a chegada dos pais brincando.
A fase de dois a três anos é o momento da descoberta, é nesta idade que iniciamos o aperfeiçoamento dos movimentos corporais. Nesta etapa as crianças estão amadurecendo seus conhecimentos, aprimorando suas coordenações motoras e desenvolvendo o vocabulário.
A partir desta idade elas começam a reconhecer o corpo, desenvolver autonomia e criar sua identidade, apresentando seus gostos e expressando suas vontades.
Estimulamos através de músicas, brincadeiras, histórias e jogos. Sendo esta a fase da descoberta, as crianças estão sempre em total movimento, correm, pulam, sobem, descem e correm novamente, pode-se dizer também que é a fase da energia.
Para as crianças nesta fase tudo o que é novo os encanta, devido a isso, as aulas e o ambiente escolar estão preparados para recebê-los e acompanhá-los de modo que gastem suas energias de um modo prazeroso e educativo.
Nesta idade a criança é extremamente curiosa e adora explorar o mundo ao seu redor, quer conhecer os mecanismos dos brinquedos, manuseá-los e descobri-los. Fato importante e bem necessário é a preciosidade do afeto com eles.
A criança necessita de tempo e compreensão dos adultos, a partir deste vínculo ela será capaz de aprofundar sua autonomia e se sentirá segura para explorar o mundo e até sentirem-se donos dele.
Seguem abaixo algumas habilidades a serem desenvolvidas nesta idade:
- Imitar ações;
- Brincar;
- Criar um relacionamento amigável com as outras crianças;
- Desenvolver a coordenação motora ampla;
- Desenvolver coordenação motora fina;
- Relembrar fatos de histórias;
- Repetir frases;
- Cantar e desenvolver os movimentos de acordo com o ritmo;
- Reconhecer os espaços;
- Reconhecer e nomear partes do corpo;
- Saber nomear os animais (alguns);
- Identificar as cores;
- Desenvolver os seus rabiscos fracos e imprecisos para pinturas fortes e intencionais;
- Aprender a criar frases e narrar suas experiências e desejos claridade;
- Enriquecer seu vocabulário;
- Imitar ações;
- Identificar formas geométricas;
- Conhecer e respeitar regras de grupo.
